SÃO LUÍS
PRESIDENTE VARGAS
VARGEM GRANDE
ITAPECURU MIRIM
NINA RODRIGUES

STF pode condenar deputados por cobrança de propina em troca de emendas parlamentares

por | jul 7, 2025 | 0 Comentários

Brasília (DF) – Em meio ao embate entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a transparência no pagamento de emendas parlamentares, avança na Corte o primeiro processo que pode resultar na condenação de parlamentares por cobrar propina em troca da destinação de recursos a municípios.

O caso envolve os deputados federais Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do ex-deputado Bosco Costa (PL-SE). Eles são réus por corrupção passiva e participação em organização criminosa, sendo acusados de exigir 25% de propina para liberar cerca de R$ 6 milhões em emendas destinadas ao município de São José de Ribamar (MA) no ano de 2020.

Durante a investigação, o Ministério Público Federal obteve mensagens em aplicativos de celular, anotações, planilhas e extratos bancários que indicam a partilha de emendas. Os documentos revelam que familiares de Josimar Maranhãozinho, apontado como líder do esquema, e prefeitos aliados eram utilizados para disfarçar a movimentação dos recursos.

Segundo o MP, o ministro Cristiano Zanin, relator do caso no STF, abriu prazo para a fase de instrução processual. Nessa etapa, será decidido se os acusados — parlamentares e ex-parlamentares — devem ou não ir a julgamento.

A oitiva das testemunhas, inicialmente prevista para junho, teve que ser adiada por falta de espaço na agenda do tribunal. A Primeira Turma do STF, responsável pelo julgamento dos congressistas, estava ocupada com audiências relacionadas ao caso da tentativa de golpe de Estado — processo que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como réu principal — além de outros julgamentos rotineiros.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relembre outros casos

Vereador de Cantanhede tem mandato cassado por compra de votos
Vereador de Cantanhede tem mandato cassado por compra de votos

A pedido do Ministério Público, a Justiça Eleitoral julgou procedente a Representação Especial por Captação Ilícita de Sufrágio e determinou a cassação do diploma de José Raimundo Amaral de Barros, conhecido como Raimundinho do Cidinho, eleito vereador do município de...

Conheça a Lagoa Seca: Um paraíso natural em Presidente Vargas-MA
Conheça a Lagoa Seca: Um paraíso natural em Presidente Vargas-MA

A apenas 20 km da sede do município de Presidente Vargas-MA, a Lagoa Seca é um dos principais pontos turísticos da nossa região. Um verdadeiro paraíso para quem busca lazer, tranquilidade e contato direto com a natureza. O local é perfeito para aproveitar um banho...

Jovem natural de Presidente Vargas é morto a tiro em Santa Inês
Jovem natural de Presidente Vargas é morto a tiro em Santa Inês

Um jovem natural de Presidente Vargas, identificado como Ricardo, mais conhecido como “Ricardinho do Limão”, foi morto a tiros na noite da última sexta-feira (18) em Santa Inês. O crime aconteceu em um bar localizado nas proximidades do Viaduto, no bairro Vila...