O município de Buriti Ma, enfrenta uma crise política e institucional. O prefeito André Augusto Kerber Introvini, conhecido como André Gaúcho (Republicanos), está há 14 dias fora do país em viagem com a família. Durante esse período, o prefeito não comunicou oficialmente a Câmara Municipal sobre a viagem, nem passou o comando da administração municipal à vice-prefeita Ana Lúcia Araújo, do União Brasil, como determina a legislação.
Diante da situação, a vice-prefeita recorreu à Justiça na comarca de Coelho Neto e conseguiu uma liminar que lhe garantia o direito de assumir o cargo interinamente. A posse estava prevista para ocorrer na última sexta-feira (12), mas a sessão que oficializaria o ato não aconteceu.
Na segunda-feira (15), o Tribunal de Justiça do Maranhão derrubou a liminar concedida pela comarca de Coelho Neto, impedindo novamente que a vice assumisse o comando do município. Com isso, a prefeitura segue sendo administrada pelos secretários municipais, enquanto o prefeito André Gaúcho continua no exterior — segundo apurações, ele estaria na Disney.
A vice-prefeita já sinalizou que deve recorrer novamente à Justiça, alegando ilegalidade e descumprimento da lei por parte do prefeito. A situação mantém Buriti em um cenário de instabilidade política e administrativa.
0 comentários