Uma operação conjunta das forças de segurança do Maranhão resultou na prisão de um hacker foragido da Justiça Federal, na tarde desta quinta-feira (17), no município de Tutóia. A ação foi coordenada pela Agência Destacada de Inteligência da Polícia Militar – regional Barreirinhas, com o apoio da Polícia Civil de Tutóia e equipes da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur).
O preso foi identificado como Sérgio de Jesus de Oliveira Carvalho, procurado pela Polícia Federal e outros órgãos de segurança por envolvimento em diversos crimes cibernéticos. Ele estava escondido na cidade de Tutóia, acreditando estar fora do radar das autoridades.
Sérgio é acusado de fraudes milionárias, incluindo golpes em aposentadorias do INSS, no auxílio-natalidade e o desvio de cerca de R$ 4 milhões em precatórios do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP).
Contra ele pesam acusações por:
- Furto qualificado (Art. 155 do Código Penal), com pena de 2 a 8 anos de reclusão e multa;
- Violação de dispositivo informático (Art. 154-A do Código Penal), com pena de 3 meses a 1 ano de detenção e multa.
A prisão do suspeito foi fruto de um trabalho minucioso de monitoramento e inteligência das forças policiais. O caso agora segue para a Justiça Federal e demais autoridades competentes, que darão prosseguimento aos procedimentos legais.
0 comentários