A pré-candidatura ao Senado do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Mobiliza), chegou ao fim. A decisão ocorre após seu irmão, o deputado estadual Ariston Gonçalo, declarar apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão — sobrinho do governador Carlos Brandão e atual Secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas — ao Governo do Maranhão nas eleições de 2026.
O projeto político de Carlos Brandão inclui a escolha de dois nomes para o Senado, entre os quais estão o deputado federal Fufuca, o senador Weverton Rocha e a deputada federal Roseana Sarney. Tudo indica que o governador não disputará o Senado, permanecendo no cargo até o fim de seu mandato.
O deputado Ariston Gonçalo demonstrou publicamente apoio ao projeto do governador Brandão em conversas com outros parlamentares da base aliada. As articulações destacaram o papel estratégico de Orleans Brandão no governo e sua habilidade de diálogo com diversos segmentos da sociedade.
Hilton Gonçalo, que vinha articulando uma possível candidatura ao Senado, agora será pré-candidato a deputado federal pelo grupo de Brandão. Ele formará uma dobradinha com seu irmão Ariston Gonçalo, que busca a reeleição como deputado estadual.
Apesar de inicialmente flertar com uma possível aliança com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) — atualmente liderando as pesquisas para o Governo do Estado —, Hilton decidiu permanecer no grupo de Brandão, que também trabalha para viabilizar a candidatura do sobrinho como sucessor no Palácio dos Leões.
Até o momento, Hilton Gonçalo ainda não se manifestou oficialmente sobre o apoio declarado por Ariston ao projeto do governador, que já tem seus pré-candidatos ao Senado definidos.
0 comentários